terça-feira, 10 de abril de 2012

Berlin - Parte 1


Neste último fim de semana me deu uma louca e resolvi ir para Berlin. Gastei bastante, pois estas viagens sem muito preparo acabam saindo sempre meio caras, mas valeu a pena.
Berlin é fantástica, em todos os aspectos. Eu me senti numa São Paulo europeia. Tem tudo aquilo que eu amo das grandes cidades - correria, gente estranha, baladinhas diversas - e também o charme das cidades europeias - arquitetura riquíssima, pessoas de uma beleza muito especial e músicos tocando violino ou acordeão na rua.

Nesta primeira parte vou mostrar Berlin Ocidental. Essa parte é super luxuosa. É onde fica a maior parte dos pontos turísticos, as avenidas de luxo, restaurantes etc. É linda. Me lembrou muito a Paulista, mas com uma área bem maior.

Achei legal essa viagem pois foi a primeira vez que tive uma viagem de turista meeesmo. E é incrível como tem turistas em Berlin, principalmente espanhóis. Os pontos turísticos estavam sempre lotados.

Aqui abaixo tem o Siegessaeule, uma coluna construída bem no centro do principal parque da cidade. Essa coluna foi construída para comemorar vitórias da Prússia em duas guerras do século XIX. Foi destruído durante a II Guerra, e depois recontruído. É bem lindo.

A base dele é toda em mosaico.


Uma outra coisa que me impressionou é como eles valorizam o seu passado. Pensei que o nazismo fosse tratado como tabu, mas pelo contrário. O número de memoriais referentes à II Guerra passa de 300! Só fiquei na dúvida se esses memorias são para não se esquecer das atrocidades ou para incentivar o turismo, já que muita gente vai lá por causa disso. Enfim.

Abaixo tem uma foto dos principais pontos turísticos da cidade.

Brandenburger Tor: Um portal muito antigo no centro de Berlin. Tem muita história, pois era o símbolo da cidade na época medieval. Até Napoleão já passou por aí


Memorial do judeus mortos na II Guerra: Um conjunto de blocos, próximo ao centro. A ideia é criar uma atmosfera perturbadora. Na verdade não tem nada de pertubador, mas beleza.



Topografia do Terror: Esse lugar sim me perturbou bastante. É um memorial que foi construído num lugar onde ainda tem uma parte do muro de Berlin. Ali ocorria uma espécie de pré-seleção da Gestapo. Ele tem uns 50 painéis com imagens e histórias, contando desde da Alemanha pós primeira Guerra até a epóca da Guerra Fria. Cada coisa que me dava calafrio. Essa foto é do Muro, em cima do memorial.



Fernsehturm: É uma torre de TV, construída pela antiga Alemanha Oriental. É até hoje a maior construção da Alemanha, com 368m de altura. É bem bonita, mas não cheguei a subir, pois era muito caro e eu sou só um estudante hehehe....


E amanhã escrevo mais, porque estou com preguiça rs. Amanhã falo sobre a Catedral, Berlin Oriental e sobre Potsdam (e a neve que caiu lá!!! :D).

Nenhum comentário:

Postar um comentário